A energia é um dos principais motores de desenvolvimento das sociedades actuais. Promover o acesso a este bem é, no quadro dos Objectivos do Milénio, promover o combate à exclusão social e a melhoria da segurança e da qualidade de vida de uma parcela muito significativa da população mundial.
A proposta de soluções energéticas adequadas aos diferentes mercados que servimos, implica resposta simultânea a um conjunto de desafios, entre os quais:
> liberalização dos mercados no contexto de economias cada vez mais globalizadas, competitivas e reguladas;
> crescente procura de energia a nível mundial e consequente necessidade de gestão optimizada de recursos e da inovação;
> maior exigência da Sociedade, quanto à gestão social e ambiental das empresas, na sua esfera de influência;
> necessidade de redução da pegada ecológica da actividade e de cooperação no combate às alterações climáticas e à perda da biodiversidade no planeta;
> necessidade do reforço da confiança das diferentes partes interessadas nos sistemas de governo das empresas.
No respeito pelos compromissos publicamente assumidos, a resposta a estes desafios é suportada num conjunto de políticas corporativas e sectoriais, no quadro do Código de Ética EDP e dos seguintes Princípios de Desenvolvimento Sustentável:
1 - Valor económico e social
> Criar, de forma continuada, valor para os acionistas.
> Aumentar a eficiência na utilização dos recursos e reduzir a exposição ao risco.
> Contribuir para a melhoria da competitividade, nomeadamente através da prestação de serviços de excelência e da antecipação das expectativas e necessidades dos Clientes.
> Integrar os aspetos ambientais e sociais nos processos de planeamento e tomada de decisão.
> Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações.
2 - Ecoeficiência e proteção ambiental
> Promover a utilização das fontes de energia renováveis e de tecnologias energéticas mais limpas e eficientes.
> Promover a melhoria da eficiência energética no consumo.
> Gerir os impactes das atividades, na procura de um balanço ambiental positivo.
> Contribuir ativamente para a preservação do ambiente e da biodiversidade.
> Promover a melhoria das práticas de gestão ambiental na cadeia de valor.
3 - Inovação
> Promover a inovação e a criatividade, na procura de novas oportunidades de mercado e na melhoria dos processos.
> Promover práticas colaborativas em todas as fases de concepção, produção e entrega de serviços.
> Promover a investigação e o desenvolvimento tecnológico e a gestão do conhecimento, no domínio da energia.
4 - Integridade e boa governação
> Cumprir a legislação e os padrões éticos e deontológicos estabelecidos.
> Respeitar e promover o respeito pelos direitos humanos, na nossa esfera de influência.
> Assegurar uma governação dos negócios, participativa, competente e íntegra.
5 - Transparência e diálogo
> Garantir um relacionamento aberto e de confiança com todas as partes interessadas.
> Promover canais de consulta e comunicação com as partes interessadas e tomar em consideração os seus contributos e expectativas.
> Relatar de forma transparente e objetiva o desempenho económico, ambiental e social.
6 - Capital humano e diversidade
> Promover a integridade, o rigor, a responsabilidade individual e o trabalho em equipa, favorecendo a diversidade.
> Promover o desenvolvimento das competências dos colaboradores e reconhecer a excelência e o mérito.
> Melhorar as condições de saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores.
> Rejeitar práticas abusivas e discriminatórias, garantindo a igualdade de oportunidades.
> Promover a satisfação e a motivação dos colaboradores.
7 - Acesso à energia
> Promover o acesso à energia, de forma fiável, segura e com qualidade.
> Adaptar as políticas comerciais às especificidades de natureza social do mercado.
> Garantir a equidade no acesso à energia e aos sistemas energéticos.
8 - Desenvolvimento social e cidadania
> Promover a inovação social, maximizando o impacte social positivo da atividade.
> Apoiar iniciativas sociais e culturais, com base em critérios transparentes de avaliação do retorno social dos recursos investidos.
>Cooperar no desenvolvimento sustentável das sociedades.
FONTE: edp.pt
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7 - Acesso à energia
> Promover o acesso à energia, de forma fiável, segura e com qualidade.
> Adaptar as políticas comerciais às especificidades de natureza social do mercado.
> Garantir a equidade no acesso à energia e aos sistemas energéticos.
8 - Desenvolvimento social e cidadania
> Promover a inovação social, maximizando o impacte social positivo da atividade.
> Apoiar iniciativas sociais e culturais, com base em critérios transparentes de avaliação do retorno social dos recursos investidos.
>Cooperar no desenvolvimento sustentável das sociedades.
FONTE: edp.pt
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