quinta-feira, 31 de outubro de 2013

JNG Materiais Elétricos | Aproveite o horário de verão para motivar a economia de energia elétrica



A chegada do horário de verão e os seus dias mais longos é uma ótima oportunidade para começar a economizar energia elétrica, o que contribui para o ambiente e para o nosso bolso. Algumas dicas bem simples e fáceis de se seguir ajudam nessa economia, não só em casa mas em locais comunitários, como condomínios. Confira:
Iluminação: todo mundo já sabe, mas não custa repetir que as lâmpadas fluorescentes consomem menos energia que as incandescentes. Assim, caso ainda não tenha feito a substituição, esse é o momento. E o melhor de tudo é que essa substituição não ajuda somente no horário de verão mas para o ano inteiro. Outra coisa que ajuda muito é instalar minuterias e sensores de presença nas áreas comuns, ambas servem para deixar a luz acesa somente enquanto tiver alguém no local.
Garagem e hall de entrada: estudos apontam que a garagem é o local que mais gasta energia elétrica em um condomínio, já que geralmente ficam acesas o tempo todo. Instalar lâmpadas fluorescentes, disjuntores individuais para cada área e até mesmo os sensores de presença são boas alternativas para diminuir o consumo na área. Já no hall de entrada, evitar de deixar lâmpadas acesas durante o dia, pintar as paredes com cores claras e instalar lâmpadas econômicas são medidas eficientes.
Elevadores: em prédios que há mais de um elevador, a instalação de um sistema do tipo agrupado que possui apenas um botão de chamada para ambos, ou sistemas inteligentes que acionam apenas o que estiver mais perto é muito eficiente. Além disso, desligar um dos equipamentos em horários que não são considerados de pico.
Fuga de energia: esse é um caso muito sério e que requer atenção constante. Emendas na fiação, aparelhos defeituosos, fios desencapados e “gambiarras” colaboram para esse fenômeno e aumentam consideravelmente os gastos com energia elétrica. Fazer manutenção e inspeções constantes é necessário para garantir a economia de energia e a segurança de todos do condomínio.

fonte: aqui
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário