Ao se construir ou reformar um imóvel, há diversos pontos a serem observados. Não é atoa que temos diversos projetos que fazem parte da construção, como elétrico, hidráulico e estrutural. Cada um tem a sua importância e deve ser seguido à risca para não ter problemas com manutenção ou de segurança no futuro. Pensando nisso, vamos hoje falar sobre alguns materiais elétricos: sua aplicação, uso e também questões de segurança.
Para cada tipo de uso, há um equipamento mais indicado. Quando se trata de fios, por exemplo, há um para cada tipo de uso: eletricidade, telefônico, rede de dados. E dentro de cada um desses usos, há diferentes tipos de fios e cabos, por exemplo: para iluminação, usa-se fios com bitola de 1,5mm e para tomadas de 2,5mm, geralmente. Outra coisa importante é conhecer a descrição dos equipamentos elétricos que serão utilizados e seguir a indicação do fabricante, especialmente em relação às bitolas dos fios que, se possível devem ser usadas de um número maior que o recomendado, pois assim é possível tanto evitar sobrecargas na fiação como garantir uma maior economia de energia.
Outro ponto importante são os disjuntores: eles são hábeis a proteger a instalação elétrica de eventuais sobrecargas e curto circuitos, interrompendo a energia. Ter assim um equipamento de qualidade e que seja condizente com a instalação é super importante. Os disjuntores podem ainda ser térmicos ou magnéticos e mudam conforme o sistema de desarmamento e também a necessidade de manobras ou não na instalação. Consulte o projeto e as necessidades dele para fazer a melhor escolha.
Além disso, é sempre importante lembrar da necessidade de se ter um bom eletricista para fazer essas instalações. Conhecer o equipamento e a sua utilidade é bom para entender o funcionamento e aplicação; mas no momento da instalação, contar com um especialista é sempre a melhor opção para garantir a segurança e eficiência do projeto.
Fonte: Imagem