quinta-feira, 14 de novembro de 2013

JNG Materiais Elétricos | Comandos elétricos ( Parte 5 )







acionamento momentâneo da chave que o acionou
• Memorização de acionamento: Através de uma das chaves (então chamada chave ou contato de selo ou de auto-retenção) pode-se manter o contator acionado após um
42 220VCA
Após se acionar a chave S1 as cargas ficarão acionadas como se a chave se mantivesse acionada pois o contato 13-14 manterá o contator acionado mesmo após a abertura da chave 1, até que a alimentação do contator seja desfeita, o que pode ser fieto pela abertura de um contato NF, inserido em série com o eletroímã, como o S2 no diagrama visto a seguir. O botão 1 aciona o contator que se mantem por selo. O botão 2 desliga o contator.
b a
42 220VCA
S1 cargas
S2 K1 K1
Engº. Edílson Alfredo da Silva CREA-8786/D
Associações de chaves
Série
Associadas em série entre si as chaves só permitem o acionamento da carga ligada a elas (em série, é claro) se todas estiverem fechadas.
”A carga só se ligará se todas as chaves estiverem fechadas”, executando uma lógica chamada lógica E.
S2 S1
Paralelo
Associadas em paralelo entre si as chaves acionam a carga (ligada a elas em série é claro), desde que pelo menos uma chave esteja fechada.
”A carga só se desligará se todas as chaves estiverem abertas”, executando uma lógica chamada lógica OU.
S1 S2
Engº. Edílson Alfredo da Silva CREA-8786/D
Sinalização
Para a sinalização de eventos usam-se lâmpadas, buzinas e sirenes.
As lâmpadas, são usadas para sinalizar tanto situações normais quanto anormais, tendo uma cor referente a cada tipo de ocorrência.
Símbolo
Significado Aplicações Típicas Cores λ Condições anormais, perigo ou alarme. λ Temperatura excede os limites de segurança λ Aviso de paralisação (ex.: sobrecarga) λ Atenção, cuidado. λ O valor de uma grandeza aproxima-se de seu limite λ Condição de serviço segura. λ Indicação de que a máquina está pronta para operar.
λ Circuitos sob tensão, funcionamento normal λ Máquina em movimento.
λ Informações especiais, exceto as acima λ Sinalização de comando remoto.
λ Sinalização de preparação da máquina.
IDENTIFICAÇÃO DE SINALEIROSSEGUNDO IEC 73 e VVDE 019
As buzinas e sirenes são usadas apenas para sinalizar condições de emergência, como vazamentos de gases, ou ainda para informações em local onde a sinalização visual seja insuficiente.
Engº. Edílson Alfredo da Silva CREA-8786/D
Proteção
Os dispositivos de proteção objetivam proteger os equipamentos e condutores de uma instalação dos danos de uma corrente de alto valor e de grande duração.
Fusíveis Símbolos
Os fusíveis são dispositivos de proteção contra curto-circuito (e contra sobre-carga caso não seja usado relé para este fim) de utilização única: após sua atuação devem ser descartados.
São compostos por: elemento fusível, corpo, terminais e dispositivo de indicação da atuação do fusível.
• Elemento fusível: é um fio ou fita de metal com constituição e dimensões calculadas para entrar em fusão (daí o nome fusível) quando atravessado por corrente elétrica de determinado valor.
• Corpo: São feitos de material isolante (porcelana no caso dos industriais, mas existem também de papelão de vidro e de plástico) . Serve para sustentar o elemento fusível e os terminais. No corpo há a indicação de sua corrente de atuação da tensão em que pode funcionar e do seu tipo se rápido ou retardado. Dentro do corpo dos fusíveis usados em instalações industriais existe uma espécie de areia que tem por função extinguir a chama proveniente da fusão do elemento fusível.
• Terminais: São feitos de metal com robustez bastante para que não sofrer com a corrente que flui pelo fusível . Fazem o contato do elemento fusível com o porta fusível. O porta fusível é um compartimento que fica fixo no circuito e serve de encaixe para o fusível.
• A indicação pode ser feita pela transparência do corpo, que permite ao operador ver o elemento partido, ou por um pequeno botão (em geral vermelho) que se solta do corpo em caso de atuação.
Os fusíveis de acordo com seu formato e forma de conexão podem ser :
Engº. Edílson Alfredo da Silva CREA-8786/D
NH - Usados em circuito de alta potência e conectados por encaixe, com ferramenta própria (punho) para proteção do operador;
⎝ NH0 0de 2 a 160ª
NH1 1de 50 a 250A
NH2 2de 125 a 400A
NH3 3de 315 a 630A
Diazed - Usados em circuitos baixa potência e conectados através do porta-fusível que se monta por rosca. O próprio suporte do fusível protege o operador contra choque elétrico.
⎝ Tampa
COMPOSIÇÃO Capa de Proteção
⎝ Parafuso de Ajuste
Chave para parafuso de Ajuste
Engº. Edílson Alfredo da Silva CREA-8786/D
Velocidade
O fusível interrompe o circuito quando houver correntes maiores que 160% da sua corrente nominal. O tempo de atuação diminui a medida em que aumenta o valor relativo da sobrecarga. Assim uma sobrecarga de 190% da corrente nominal será interrompida mais rapidamente que uma de 170%.
Correntes de até 120% do valor nominal não atuam o fusível. A velocidade de ação dos fusíveis varia conforme sua aplicação: • Rápidos: Estes tipos são os que têm atuação mais rápida..
• Retardados: Fusíveis para circuitos de motores elétricos e de capacitores normalmente são mais lentos pois há a necessidade de não se romper durante os picos de corrente existente durante alguns instantes após sua ligação. Na partida dos motores há corrente de até oito vezes o valor nominal, porém caso a corrente seja muito maior que oito vezes a normal o fusível passa a agir tão rápido quanto um de ação rápida. A escolha do fusível se faz pela corrente, pela tensão e pelo tipo de circuito (se sujeito a grandes variações de corrente, ou não).
Relé térmico
Definição - Dispositivo de proteção e eventual comando a distância, cuja operação é produzida pelo movimento relativo de elementos mecânicos (termo-pares), sob a ação de determinados valores de correntes de entrada.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10


fonte: ebah (*Todos os direitos reservados)
Comentários
0 Comentários