Com isso,cerca de 20 milhões de toneladas de créditos de carbono serão comercializados nos próximos cinco anos
A hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, a sete quilômetros de Porto Velho (RO), obteve o registro na ONU para participar do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). A autorização possibilita a comercialização de cerca de 20 milhões de toneladas de créditos de carbono nos próximos cinco anos. A UHE produz 8,5 MW por km² de reservatório, que é o dobro da eficiência energética mínima para gerar créditos de carbono.
Segundo a Santo Antônio Energia, responsável pela construção da usina, com o aval da ONU, a hidrelétrica passa a ser primeira de grande porte e em operação comercial no Brasil a gerar efetivamente créditos de carbono para o mercado global. O volume de créditos equivale à quantidade de gases de efeito estufa não emitida na atmosfera, ampliando a oferta de energia gerada de fonte limpa e renovável.
“A hidrelétrica Santo Antônio foi projetada para alcançar o aproveitamento ótimo com o mínimo impacto socioambiental. O certificado da ONU comprova que estamos quebrando um paradigma, demonstrando que é possível aproveitar o potencial da Amazônia com responsabilidade e trazendo desenvolvimento para a região Norte, para o setor elétrico e para o País”, comemora Eduardo de Melo Pinto, presidente da Santo Antônio Energia.
De acordo com o consultor Carlos Spaca, toda a documentação para certificação foi colocada de forma pública para comentários na página das Nações Unidas, recebendo muitas críticas e comentários muito sérios. Todas as opiniões foram esclarecidas, mostrando que o projeto não só cumpria as regras exclusivas do MDL, mas também condições de desenvolvimento sustentável, nas partes social, ambiental, como também econômica.
“Fomos informados em julho de 2013 que o projeto foi registrado no MDL, sem nenhuma ressalva. Não é por que um projeto é grande, não é porque um projeto é feito na Amazônia, que ele não pode ser feito de uma maneira sustentável. A Santo Antônio Energia está demonstrando isso com essa qualificação MDL”, afirmou Spaca.